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Urbanista por Um Dia

O Programa “Urbanista por Um Dia”, almeja que crianças de 6 a 12 anos, alunas da rede pública municipal na cidade de Maricá, RJ, Brasil, possam ser percebidas como cidadãs, a partir do seu olhar e vivência na cidade. Foi criado no ano de 2017 por arquitetos e urbanistas da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Maricá com objetivo de incentivar a participação dos alunos na revitalização dos espaços públicos, criando o sentimento de pertencimento ao meio urbano onde está inserida.

Resumo do Projeto

O Programa Urbanista Por Um Dia surge com o foco de trabalhar o olhar crítico de crianças estudantes da rede municipal e levar a compreensão da cidade como um espaço com diversas camadas, sinalizando a corresponsabilidade por estes locais e contribuindo como política pública para a construção de cidades melhores. Uma cidade que se importa com as crianças é mais integrada, segura, popular e alegre. A experiência de ter um dia de arquiteto e urbanista despertam para o universo em que a profissão lida continuamente, e as conecta ao processo criativo e produtivo, fazendo uso das dimensões de projeto e visualização da execução, no qual interagem de sua maneira a essas questões. Até o momento aconteceram cinco edições em escolas nos quatro distritos da cidade, a quinta edição aconteceu na Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva e teve o foco na questão da acessibilidade e inclusão, marcando o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. As atividades propostas ajudam a fortalecer a capacidade do indivíduo como cidadão, promovendo a inclusão social dos alunos, diante de cenários em que podem opinar sobre as questões da cidade, com soluções simples para problemas do cotidiano urbano vivenciado por elas, elevam em conta as leituras que fazem do ambiente que estão, despertando assim empatia pelo lugar que moram, brincam, estudam, caminham.

O desenvolvimento do projeto no âmbito escolar promove um complemento as relações que esse local já tem por si só, de formar sujeitos para viver em sociedade, que se alinha ao ambiente de conhecimento teórico, e estimula as capacidades cognitivas a prática das atividades. O objetivo construído do Programa “Urbanista por Um Dia” é de estimular as crianças a pensarem em como os espaços que circulam são projetados e construídos, desenvolvendo a sensibilidade para compreender a diferença entre espaço construído e espaço natural, públicos e privados, interiores e exteriores. Assim, incluir a criança no processo de construção da cidade, aproveitando o seu olhar para refletir sobre o modelo de cidade desejada. Agregam-se vários aspectos positivos, que vão beneficiar direta e indiretamente a sociedade como, por exemplo, áreas revitalizadas em acordo com o concebido pelas crianças, estimulando o sentimento de pertencimento a cidade onde estudam. A metodologia do trabalho é feita identificando inicialmente as áreas públicas no entorno das escolas onde acontecem às oficinas, depois há divisão da turma em grupos de crianças onde vão propor intervenção para uma área pública, realizando uma maquete do espaço ideal para elas. A partir daí começam a desenhar, projetar e montar casas, praças, área urbana etc. As crianças, utilizando material reciclável, também poderão propor e ou criar um bairro, montando as maquetes, discutindo sobre escalas, proporções.

Descrição das Atividades: O programa da Secretaria de Urbanismo trabalha em parceria com a Secretaria de Educação, fazendo uma triagem, o agendamento das visitas e a aproximação com as crianças. Os arquitetos e urbanistas do poder público (técnicos e assessores das Secretarias da Prefeitura de Maricá) têm acesso à informações e podem preparar um diagnóstico anterior sobre as condições urbanas do entorno da Escola.

Durante a realização das atividades iniciais do programa, as crianças destacam as dificuldades de caminhabilidade dos passeios públicos dos percursos utilizados por elas em seus deslocamentos, tais como: falta de arborização, iluminação, ausência de pavimentação dos passeios, a necessidade de uma área de lazer, como uma praça, que, por

exemplo, são comentários recorrentes observados pelos arquitetos que atuam no Programa. Entre as possibilidades de atividades desenvolvidas, está a produção de maquetes esquemáticas construídas coletivamente e algumas atividades lúdicas relacionadas à vivência delas nos espaços que foram visitados ou que utilizam-se em seu dia a dia no entorno urbano das escolas.

Etapas do Trabalho nas Escolas Municipais:

1. Identificar áreas públicas no entorno de escolas municipais que necessitem de intervenção e melhorias;

2. Organizar a oficina com os alunos da escola escolhida em grupos para percorrer o entorno da escola e desenvolver um diagnóstico preliminar anotando e desenhando os problemas e potenciais observados;

3. Definir as propostas com os alunos em sala de aula realizando uma maquete do local estudado por eles;

4. Ao final das atividades, agendar e apresentar o resultado da Intervenção Proposta ao Prefeito.

5. Os técnicos na Secretaria de Urbanismo devem aperfeiçoar e preparar estudos obtidos para convertê-los em projetos base, formando processos administrativos, assim encaminhar as demandas tendo em vista as possibilidades de viabilidade e realização das mesmas.

O programa contribui para ampliar a conexão com a sociedade e participação nos processos de tomada de decisão, ampara ações e práticas que conscientizam o cuidado da cidade, e repercutem em boas práticas aplicadas.

Ficha Técnica

Ficha Técnica:
Autoras:
Ana Claudia Garcia de Souza Oliveira - Arquiteta e Urbanista
Jaline Lima de Souza - Arquiteta e Urbanista

Coordenação do Projeto: Ana Claudia Garcia de Souza Oliveira

Realização: Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Maricá - RJ

Equipe Técnica:
Coordenação de Planejamento Urbano e Gestão da Cidade
Will Robson Coelho - Arquiteto e Urbanista
Monica Maria Campos - Arquiteta e Urbanista
Mayara Ribeiro De Oliveira Silva - Publicitária
Matheus Sant'Ana Prado - Arquiteto e Urbanista
Yasmin Dutra - Estagiária de Arquitetura

Parceiros:
Secretaria de Educação da Prefeitura de Maricá
Diretoria de Parques e Jardins da SOMAR - Serviços de Obras de Maricá - Autarquia

Equipe Técnica

  • Ana Claudia Garcia De Souza Oliveira
  • Jaline Lima De Souza

Galeria do Projeto

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