Entrar

Espaço de brincar móvel

Com o objetivo de criar ambientes favoráveis às crianças de 0 a 3 anos no espaço público, o mobiliário foi desenvolvido em Crato (CE) para ser utilizado nos eventos da “semana do bebê”, ação do Selo Unicef promovida pela Prefeitura com temas relacionados à primeira infância e programação voltada para crianças e cuidadores.
Ao longo da semana, o móvel itinerante foi montado em locais com diferentes características: na Praça da Sé, em um equipamento da assistência social no bairro Alto da Penha

Resumo do Projeto

Objetivo geral do projeto

O espaço de brincar móvel surgiu a partir da demanda de criar um mobiliário urbano especialmente voltado para as crianças pequenas e seus cuidadores e que pudesse ser itinerante, ou seja, que fosse facilmente transportado, armazenado e montado em locais com diferentes características.

O móvel é composto de peças modulares com diversos tamanhos, que derivam do módulo base 0,50x 0,50 x 0,50m e que acompanham as medidas do tatame de EVA (1,0 x 1,0 x 0,02m). As peças do móvel podem ser compostas em diferentes posições e a modulação permite que seja montado em locais com áreas maiores ou menores.

Construção

As peças foram construídas com chapas de compensado por um marceneiro de Crato a partir de projeto executivo. Os materiais podem ser facilmente encontrados, permitindo a sua construção em diversos locais e garantindo a valorização da mão de obra local.

Transporte e montagem

As peças foram transportadas por um caminhão com carroceria de 3 x 6m e o carregamento e montagem foram feitos por duas pessoas.

As peças são de simples montagem, dispostas diretamente sobre o piso, não há necessidade de encaixes ou travamentos.

Componentes

01 Tablado central nicho de 1,20m com rebaixo de 0,17cm, dimensões 2,00 x 2,00 x 0,25m

04 Rampas de acesso ao tablado central com2,00 x 1,00m

03 Túneis com aberturas, elásticos e espelhos, dimensões 0,50 x 2,00 x 0,50m

12 cadeiras, dimensões 0,50 x 2,00 x 0,83m

02 Baús para guardar almofadas de amamentação, dimensões 0,50 x 0,50 x 1,00m

02 Penduradores para bolsas

02 Nichos banco, sapatos e brinquedos ¸ dimensões 0,50 x 0,50 x 2,00m

03 Nichos banco, sapatos e brinquedos, dimensões 0,50 x 0,50 x 1,50m

01 Nichos banco, sapatos e brinquedos, dimensões 0,50 x 0,50 x 1,00m

01 Nicho banco, sapatos e brinquedos, dimensões 0,50 x 0,50 x 0,50m

01 Jogo da memória, dimensões 2,40 x 1,60m

Acessórios

Piso de EVA dupla face 6 x 6m

12 Almofadas

04 Tapetes

07 Cestos

Brinquedos diversos

04 bambolês com fitas

Descrição

A intenção do projeto foi criar um ambiente em que as crianças pequenas (0 a 3 anos) se sentissem ao mesmo tempo protegidas, instigadas e livres. A parte central do móvel tem uma elevação que pode ser acessada por rampas e “escadas”, permitindo várias experiências.

Dentro da elevação foi criado um nicho rebaixado, uma “piscina de estar”, onde a criança fica no centro, elevada do chão. Em geral os cuidadores ficam na parte externa do móvel, a alguns metros de distância, com contato visual, conferindo liberdade para o pequeno explorar o seu espaço de uma maneira segura e autônoma.

O compensado cru revestido com seladora foi escolhido como o principal material utilizado com a intenção de trazer elementos naturais, sustentáveis e econômicos.

O piso modular de EVA, amplamente comercializado no Brasil, é dupla face (vermelho e azul) e tem 2cm de espessura. Os bebês ficam protegidos em caso de queda e o material é de fácil montagem e limpeza.

Os túneis compõem o conjunto, com aberturas, elásticos e espelhos nas extremidades, trazendo a sensação de infinitude através do jogo de reflexos.

As cadeiras com almofadas foram pensadas para a amamentação dos bebês, há baús para guardar “almofadas de amamentação” e penduradores de bolsas.

Há conjuntos de caixotes seguindo a modulação base, que dependendo da posição das aberturas, podem funcionar como guarda- brinquedos, guarda-sapatos ou bancos para sentar.

Houve a intenção de reforçar a cultura local a partir da criação de um jogo da memória com imagens de frutas da região dispostas em painéis pivotantes.

Com a intenção de reforçar a identidade do local, os acessórios foram produzidos por uma produtora de Crato, que tinha o objetivo de buscar majoritariamente brinquedos regionais típicos como bonecas de pano, carrinhos de madeira e instrumentos e objetos como tapetes e cestos produzidos na região.

Quatro bambolês com fitas coloridas, sinos e pequenos elementos de madeira foram feitos por uma artista local. Pendurados em árvores ou onde fosse adequado em cada local, trouxeram a presença do vento dos espaços públicos acompanhados pelo leve som dos sinos.

O móvel produzido em Crato teve ampla visitação das crianças, de 0 a 06 anos e foi montado em diversos espaços públicos. O móvel pode ser facilmente reproduzido em outros Municípios, com adequações de acordo com a identidade de cada local.

Ficha Técnica

Concepção geral: Estúdio + 1 e Prefeitura municipal do Crato
Criação e desenvolvimento: Patrícia Rabbat, Tiago Brito e Ana Maciel
Artes gráficas: Leandro Lopes (jogo da memória) e Vivian Siqueira Madi (cartaz)
Cenotecnia: José Wesley da Silva
Produção local: Sandra Maria Duarte Rodrigues
Montagem: Sandra Maria de Jesus, Jamille Vieira, Pedro Lucas Jovino, Ana Maciel, Patrícia Rabbat e Tiago Brito
Apoio: Fundação Bernard Van Leer

Equipe Técnica

  • Patrícia Rabbat
  • Tiago Brito
  • Ana Maciel

Galeria do Projeto

' ' ' ' ' ' ' ' ' '